Tangram é um puzzle chinês muito antigo, o nome significa "Tábua das 7 sabedorias". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Durante todo o ano de 2011 as crianças do Maternal II vivenciaram a musicalidade, por meio dos CDs trazidos pelo Paralapracá e outras músicas que se fizeram presentes em sala de aula em diversos momentos na hora da rodinha, das atividades do recreio e no jogo de capoeira.
Os pais também foram chamados a participar dessa aventura musical, convidados a está na escola alguns contaram histórias, outros cantaram e brincaram de roda! Uma aventura tão interessante não podia deixar a comunidade escolar de fora.
O envolvimento das crianças não se limitou a cantar a dançar, foram “desafiadas” a trabalhar com o aparelho de som, vídeo e microfone pois um dos objetivos principais das educadoras Ana e Bel era não subestimar as potencialidades das crianças.
Não podia ter outro resultado, quando a Creche Alcide Cartaxo Loureiro começou a trabalhar o eixo Assim se Canta as crianças já estavam plenamente envolvidas com o tema e demonstrando muito ritmo.
A musicalização das aulas trouxe muito dinamismo à rotina da turma, permitiu a crianças e professoras se envolver mais afetivamente, trabalhar inúmeras habilidades físicas e emocionais, proporcionou a todos um conhecimento maior um do outro uma vez que as crianças sempre tiveram liberdade de trazer à sala as musicas que escutavam em casa, em sua maioria as músicas eram religiosas mais também teve “forró estilizado”.
Nesse momento as educadoras tiveram a cautela de conversar com as crianças sobre as músicas e quando elas tinham algum refrão ofensivo isso sempre era discutido de maneira que as crianças pudessem entender.As vezes a gente precisava perguntar: “isso é legal?” E sempre tinha alguém para responder “minha mãe falou que essa música é feia” e a conversa rolava normalmente pois tudo pode ser tratado com os pequenos no tom certo, sem alarde.
No final no ano cada aluno foi presenteado com um CD intitulado: “As trinta melhores músicas do Maternal II 2011”, assim todos cantaram e encantaram uns aos outros em 2011.
Ana e Adizabel 2011
Sugestão de músicas:
1.ALÔ ALÔ MINHA CAMPINA GRANDE ( Severino Ramos)
2.AQUARELA ( Toquinho)
3.PROTEÇÃO AS BORBOLETAS ( Benito De Paula)
4.LAVA AS MÃOS ( Arnaldo Antunes)
5.PIPOCA ( Xuxa)
6.SALADA DE FRUTAS ( Xuxa)
7.SAIBA ( Adriana Calcanhoto)
8.SE VOCÊ ESTA CONTENTE BATA AS PALMAS ( Cantigas De Roda)
9.DONA ARANHA
10.O SAPO NÃO LAVA O PÉ
11.A COBRA NÃO TEM PÉ
12.MOVIMENTAR É BOM ( Força E Vitória)
13.IMBALANÇA ( Elba Ramalho)
14. JACAREZINHO TRISTE
15.LÁ VAI O TREM ( Bia Bedram)
16.CAI CHUVINHA ( CD Amarelinha)
17.MENINO MALUQUINHO ( Grupo Vem Art)
18.MENINA BONITA ( Grupo Vem Art)
Músicas do CD que faz parte da mala do Paralapracá
19.A CANOA VIROU ( Mônica Salmazo)
20.SAPO JURURU ( Paulo Tatit; Sandra Peres; Ricardo Breim; Ná Ozeti)
21.POMBINHA BRANCA ( Sandra Peres)
22.A BARATA ( Suzana Salles)
23.ALECRIM ( Dora Mendonça; Dora Peres;D. Lina De Marais)
24.PEIXE VIVO (Paulo Tatit)
25.CARANGUEJO/O CRAVO E A ROSA ( Paulo Tatit; Mônica Salmazo)
26.A HORA É ESSA ( Carolina Soares - Capoeira)
27.MARINHEIRO SÓ ( Carolina Soares)
28.PARANAUÊ ( Carolina Soares)
29.TOCANDO PÍFANO ( Coroné do Pífano - Pernambuco)
A PARTIR DO LIVRO “PERSONAGENS ENCANTADOS” DA ESCRITORAINGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN QUE FAZ PARTE DA MALA DO PARALAPRACÁ OS ALUNOS DO MATERNAL II SOB O OLHAR DAS PROFESSORAS ANA CLAUDIA E ADIZABEL CONSTRUIRAM UMA GRAVURA QUE REPRESENTA “A PRINCESA ENCANTADA”, NA HISTÓRIA UMA PRINCESA É TRANSFORMADA EM UMA SERPENTE.
DURANTE A RODINHA A TURMA DISCUTIU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE NÃO SE DEIXAR LEVAR PELAS APARÊNCIAS E DE COMO É IMPORTANTE RESPEITAR A DIVERSIDADE FÍSICA E CULTURAL, DURANTE A CONSTRUÇÃO DO PAINEL FORAM USADOSMATERIAS RECICLADOS COMO LATINHAS DE REFRIGERANTE, BOTÕES USADOS, TECIDOS, RASPA DE LÁPIS...
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM É TEMA SEMPRE PRESENTE NA SALA DE AULA DO MATERNAL-II E AS CRIANÇAS MAIS UMA VEZ FORAM OPORTUNIZADAS A VALORIZAR OS TRÊS Rs: